Conceito de diplomática

             
Diplomática é a área que tem por finalidade estudar a estrutura formal dos documentos (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, 2005). Características como formatação, símbolos, suporte e muitas outras, servem para comprovar a autenticidade dos mesmos. A diplomática é em si o que permite que você tenha uma noção aproximada sobre o conteúdo do que se vê sem muita necessidade de uma análise profunda. 
São traços facilmente reconhecíveis, mesmo que se tenha apenas uma vaga noção do contexto. Vale ressaltar, entretanto, que a diplomática não é suficiente para garantir a veracidade, apenas a autenticidade. Em outras palavras: um documento pode ser diplomaticamente impecável e ainda assim ser mentiroso.
Assim, temos o impasse em nosso pequeno bando de sobreviventes. Graças ao acesso à internet que ainda nos resta nos deparamos com um artigo linkado aqui. O artigo trata sobre o fungo Ophyocordyceps unilateralis, que toma controle de colônias de formigas, nativo da Tanzânia e Brasil. Embora parte dos nossos integrantes duvide da veracidade das informações contidas nele, dada a análise diplomática, que nós como futuros arquivistas fizemos, é impossível negar que de fato um estudo científico foi feito e publicado em uma revista sobre essa espécie peculiar de fungo. Acreditamos que essa pode ter sido a fonte do problema que estamos enfrentando.

Comentários