Tarefa em grupo 3
Olá sobreviventes !
Na atividade proposta para essa semana iremos definir as diferenças entre os principais conceitos imbricados na tipologia documental, tomando como base os textos básicos e de apoio indicados pelo professor
Na atividade proposta para essa semana iremos definir as diferenças entre os principais conceitos imbricados na tipologia documental, tomando como base os textos básicos e de apoio indicados pelo professor
a) ESPÉCIE E TIPO: Espécie é segundo o CONARQ a “divisão de
gênero documental, que reúne tipos documentais por suas características comuns
de estruturação da informação, como ata, carta, decreto, disco, filme, fita,
fotografia, memorando, oficio, planas, relatório”. É a definição a partir da
natureza das informações. Enquanto que o tipo é a soma de espécie com função.
b) SÉRIE E TIPO – o CONARQ conceitua Tipo como a “divisão de
espécie documental que reúne documentos por suas características comuns em termos
de fórmula diplomática, natureza de conteúdo, ou técnica do registro”, em
outras palavras, o tipo documental é definido pela espécie somado a função que
a produziu, criando séries tipológicas. Cada tipo equivale a uma série. E série
é um conjunto de documento de mesma proveniência, tipo documental e de mesma
função.
c) ARQUIVO E COLEÇÃO - Podemos compreender os arquivos como
os documentos produzidos ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica em
função de suas atividades públicas ou privadas, guardados para fins probatório
ou informacional. Enquanto que as coleções são constituídas por documentos
guardados em função do seu conteúdo. Resumindo, arquivos são os documentos em
função de suas atividades administrativas e coleções em função de seu conteúdo.
d) CLASSIFICAÇÃO E PLANO DE CLASSIFICAÇÃO - A classificação
nada mais é do que a organização (através da análise e identificação do
conteúdo) à que os documentos são
atribuídos no momento de seu arquivamento, com o objetivo de
proporcionar a sua futura recuperação. Já o plano de classificação é um
instrumento para auxiliar a
atividade de classificação. Elaborado após um intenso estudo da
instituição e dos documentos por ela produzidos.
e) AUTENTICIDADE E VERACIDADE – Para Luciana Duratti (1994)
para um documento ser autêntico basta que demostre o que de fato está sendo
transmitido. Em outro texto seu, ela diz que um documento é autêntico quando
escrito de acordo com as práticas do tempo, e firmados por pessoas competentes
para cria-los, acrescenta ainda, que os mesmos tem que apresentar elementos que
garantam sua autenticidade como timbre do papel, carimbo, assinaturas, entre
outros (1996, p. 7). Enquanto que veracidade estaria relacionado a qualidade da
informação, aos documentos que são de fato verdadeiros.
Referência Bibliográfica
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